Em Abril de 2015, foi noticiado aqui que a Redbox apresentou o primeiro playtest de Obscura, um RPG de Terror desenvolvido por Luiz Claudio Gonçalves e Fabiano Neme, onde conhecemos as regras básicas do sistema e algumas pistas sobre seu cenário (e como eu não participei, infelizmente não posso emitir uma opinião do mesmo, então nem perguntem).
Tendo em vista a ótima recepção do jogo, os autores decidiram criar uma serie de artigos com dicas, informações, adaptações e regras novas para você se divertir enquanto aguarda o lançamento do segundo playtest. No primeiro artigo, eles falam sobre alguns bastidores do Obscura, o cenário, as ideias, e os planos para o futuro, o qual eu reproduzirei aqui.
TÍTULO
Inicialmente conhecido como “Projeto Vertigo”, o titulo definitivo do jogo nasceu de maneira sinistra. Em um pesadelo, o Dan Ramos ouviu uma voz pavorosa soprar o nome “Obscura” em seu ouvido. O nome rapidamente tornou-se uma unanimidade na equipe criativa da RedBox.
Quando o além fala, é melhor escutar.
Ah, descarados, então esse era o tal "projeto vertigo" era??
CENÁRIO
Ainda é cedo para explicar o cenário de Obscura. Apenas seus autores sabem o que realmente está acontecendo. Cada novo playtest fornecerá algumas pistas sem jamais explicar tudo . Assim como no mundo real, sempre teremos dúvidas sobre aquilo que rasteja na escuridão.
Podemos adiantar que Obscura é um evento prestes a ocorrer.O primeiro sinal do fenômeno que mudará completamente o mundo.
O dia de Obscura.
Ok, bem escrito, mas fui só eu que notei um tom pretensioso nesse anuncio?
SISTEMA DOGMA
Dogma é o nome do sistema de RPG do Obscura; um sistema desenvolvido para emular o mesmo clima, drama, organização e consistência das boas séries de TV. Importante explicar isso porque o Obscura NÃO é o único produto que desejamos lançar para o sistema. Pode ser que apareçam novos jogos utilizando o Dogma com algumas suaves mudanças. Veja adiante.
PROJETOS FUTUROS
Apresentamos abaixo alguns projetos que já estamos desenvolvendo para o Dogma e Obscura:
Obscura Playtest 2: O segundo playtest do Obscura tem a proposta de testar o sistema de Camadas que permite ao jogadores criarem seres sobrenaturais. Como aconteceu no Playtest 1, teremos uma aventura pronta que será uma continuação indireta de Horror em Dyatlov Pass. A nova aventura será para três personagens, sendo dois deles criaturas sobrenaturais.
Horoscotopia, Tempo de Extinção: Um mundo de fantasia sombria onde a humanidade se esconde em cidades autônomas, tecnologicamente avançadas e socialmente decadentes, na desesperada tentativa de sobreviver a um planeta hostil cuja natureza parece disposta a tudo para destruir o que sobrou da civilização.
Criado totalmente no improviso por Luiz Claudio Gonçalves, André Pires, Duncan, Pablo Parzanini e Flávio Max durante a gravação do Universocast 14, “Horoscotopia, Tempo de Extinção”, teve sua primeira versão para o sistema Universo D6 – o RPG oficial do blog Universosimulado.com – e agora começa a ter sua versão desenvolvida para o Dogma.
Mandinga: Aqui você pode ser um miliciano enfrentando eguns, um babalorixá invocando exus ou um canibal urbano em busca da próxima vitima; um subcenário do Obscura que sorve da cultura nacional para resgatar o bom e velho horror brazuca. Mandinga já está em fase de pesquisa e vai ser apresentado na forma de aventura pronta, como aconteceu com o próprio Obscura. Sua estreia vai acontecer em algum momento após o lançamento do segundo Playtest do Obscura.
Holocausto Zumbi: neste cenário seus personagens tentarão sobreviver a um mundo infestado de mortos-vivos famintos. O cenário já está sendo revisado e começará a ser apresentado gratuitamente em breve, aqui mesmo no Redblog.
Adaptações: temos planejado inúmeras adaptações e expansões para nosso medonho RPG. Algumas destas novidades serão planejadas pelos colaboradores de nossa Irmandade Obscura.Aguardem, tem muita coisa boa a caminho.
Gostei das propostas de cenário, apesar de apocalipse zumbi ser um tema que está mais gasto do que aquelas reportagens do Globo Repórter sobre "o poder dos alimentos"!
SUA VEZ
Agora é sua vez de dizer o que pensa. Qual futuro lançamento você mais curtiu? Alguma Sugestão? O que você gostaria de ver no Obscura?Não deixe de comentar. Sua opinião é importante para a criação do Obscura.
O QUESTIONÁRIO DO PLAYTEST 1
Se você participou do playtest 1 do Obscura, está convidado a preencher um questionário de feedback para nos contar ainda mais efetivamente sobre sua experiência com o jogo, o que gostou, o que pode mudar e demais sugestões. Clique aqui para responder!
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