Antes de criar Tarzan, ERB começou sua carreira muito longe das selvas africanas. Pouco antes de criar seu personagem mais conhecido. Burroughs imaginou um mundo muito diferente do que conhecemos hoje, baseado no conhecimento científico da época. O Marte de ERB é baseado nas teorias de Percival Lowell, que nos “canais” observados por Schiaparelli enxergou gigantescas obras de engenharia planetária que uma antiga civilização marciana estaria realizando para prolongar a vida de seu planeta moribundo. Obviamente, ele acabou errando, mas Edgar já tinha se inspirado e assim deu origem ao mundo de Barsoom.
*Aqui não tem nenhuma adaptação para um sistema de RPG, só a descrição do cenário e das raças presentes nele. Se você se interessou, fique livre para adapta-los para Tormenta RPG, 3D&T, D&D, ou seja lá qual for seu sistema preferido.
|
Espadas, criaturas estranhas e gente de tanga. Praticamente um Conan,só que no espaço! |
Barsoom, como é chamado por seus habitantes, é um mundo condenado. O planeta está secando e
perdendo atmosfera, sem os canais, que trazem água dos polos e as usinas atmosféricas, que produzem ar, o planeta morreria em dias. E essas obras de engenharia foram produzidas por civilizações antigas que não existem mais, os habitantes atuais de Barsoom não podem replicar essa tecnologia, e apenas mantem as relíquias do passado. Os povos do planeta vivem em um estado de guerras perpétuas pelos recursos minguantes.
A antiga civilização que navegava os oceanos de Marte ancestral era composta pelos Marcianos Brancos, Negros e Amarelos. Quando os oceanos foram secando lentamente, eles foram abandonando as cidades para o deserto e construído novas cidades na costa. Atualmente Barsoom é pontilhado de ruínas esquecidas, apenas nas margens dos canais ainda existem grandes cidades, como Helium, uma cidade dupla, construída sob duas cúpulas na conjunção de vários canais. Essas cidades são habitadas pelos descendentes das três raças, que num esforço para criar uma nova civilização capaz de sobreviver às mudanças do planeta, criaram os Marcianos Vermelhos. Hoje as três raças são apenas lendas.
Os oceanos secos de Barsoom e suas cidades esquecidas são tomados de criaturas predadoras. Apenas as feras mais selvagens sobreviveram à inexorável extinção da ecosfera marciana. Calots, Ulsios, Banths, e os grandes Gorilas Brancos de Barsoom espreitam essas paragens inóspitas. Apenas os selvagens Marcianos Verdes conseguem viver por lá, em uma dura existência nômade.
Personagens
Barsoom é um lugar de lendas, de feitos heroicos e de conflito constante. Todo marciano adulto é um guerreiro, sendo treinado desde que deixa o ovo. Para um marciano a honra está acima de tudo, em sua longa vida, ele vê o mundo se extinguindo à sua volta e aceita seu destino com estoicismo. Embora possam viver por até mil anos, a maioria dos marcianos morre antes disso em batalhas. Existem poucos covardes em Marte: ladrões são desconhecidos, mas assassinos são comuns.
Marcianos Vermelhos
Os Marcianos Vermelhos são os habitantes mais comuns de Barsoom. Tem a aparência de humanos bem formados, mas são ovíparos, com uma tez bronzeada e avermelhada. São também a civilização mais adiantada. Suas cidades são as maiores e suas frotas de navios aéreos travam grandes batalhas nos céus. São os responsáveis pela manutenção dos canais e usinas atmosféricas.
Marcianos Verdes
Os Marcianos Verdes habitam os selvagens leitos dos oceanos de Barsoom. São a mais alienígena das raças, com 4 metros de altura e quatro braços. Sua cabeça é adornada por grandes presas que sobem do maxilar inferior até quase a testa. Tem protuberantes olhos de movimento independente e seus ouvidos ficam localizados no alto de suas cabeças. Vivem existências nômades, viajando entre as ruínas de cidades esquecidas que usam para se abrigar. Não constroem nem cultivam nada, vivendo da vegetação, da (rara) caça e do produto do assalto a caravanas de Marcianos Vermelhos. Entre os Marcianos Verdes, você tem aquilo que você toma, ao desafiar e matar seu superior, você recebe suas posses, seus títulos e seu nome.
Terráqueos
Terráqueos podem chegar eventualmente a Barsoom, por projeção espiritual ou outros meios (como é o caso de John Carter e Gullivar Jones, respectivamente). Em Barsoom eles logo descobrem que a vida sob uma gravidade muito superior lhes possibilita realizar feitos incríveis graças à gravidade fraca e atmosfera rarefeita marcianas, tendo assim força, estamina e agilidade maior do que os habitantes comuns de Marte. Por serem raros, os outros povos costumam trata-los com um misto de temor e fascinação.
Outras Raças
Das três raças originais, não se tem mais noticias. Presumem-se que estejam extintas (o que pode não ser verdade nas suas histórias). E até onde eu li, eles não mencionam se existem venusianos, jupiterianos, plutonianos, etc. Mas nada impede que hajam, né?
|
John Carter e Dejah Thoris, os protagonistas das aventuras em Marte. Digo, Barsoon. |
Fontes para saber mais :
Savage Barsoom Blog com adaptação para Savage Worlds, informações sobre as raças e outras dicas,
ERBZine Revista eletrônica com todo tipo de informação sobre as obras de Edgar Rice Burroughs, principalmente seu Guia de Barsoom.
0 comentários:
Postar um comentário