Lamentations of the Flame Princess é mais um jogo da OSR (Old School Renaissence), mas ele não é mais um daqueles jogos que deseja simplesmente reproduzir a experiência de jogar D&D em uma edição antiga, mas utiliza a tradicional base da edição do D&D da década de 80 e cria um jogo da fantasia estranha, pulp e com muitos elementos de terror.
Acho que é 1ª vez que vejo uma capa de RPG com duas mulheres lutando... |
Mas uma resenha propriamente dita deste ótimo RPG da OSR virá outro dia, venho hoje falar, exclusivamente, da liberação pelo autor, o James Raggi, do download gratuito do Referee's Book (Livro do Mestre) da edição Grindhouse (a passada) deste jogo, já que o livro da edição atual está demorando demais para sair. Mas não se enganem, apesar de ser um livro de um RPG específico, ele é facilmente utilizável por qualquer mestre de RPG, principalmente dos amantes dos jogos da OSR.
Este é um livro voltado para ajudar o mestre a entender seu papel como aquele que apresenta um mundo rico para os jogadores fazerem com ele o que desejarem, sempre os desafiando e jogando para descobrir que fim isso tudo levará. Ele fala sobre como envolver mistério no jogo, deixar os jogos mais fantásticos (mas não no sentido de colocar magia em tudo, mas torná-la mais especial deixando-a rara e estranha).
O livro todo tem diversas informações sobre estilo de mestre, inserção de mistério, horror, o estranho no jogo. Fala sobre porque o railroading é ruim, na opinião do autor (que no estilo de jogo dele faz todo o sentido), fala sobre a criação de aventuras, os elementos principais delas e como envolver e atrair os jogadores para elas, deixando-os empolgados mesmo que seus personagens morram brutalmente (algo que é bem comum no Lamentations of the Flame Princess e nos RPGs OS em geral), fala sobre recompensas, ritmo de jogo, tempo, encontros aleatórios e sua importância, como usar aventuras prontas nas suas campanhas e adaptá-las, o que é uma campanha propriamente dita e como criar e manter uma, e muito, muito mais.
Não há regras propriamente ditas no livro, apenas dicas, orientações, reflexões e pensamentos sobre como ser um bom mestre de jogo em um RPG Old School. Então não perca tempo, vai neste link aqui e baixe o livro agora. Se você não sabe inglês, está na hora de praticar e tentar aprender. Nada melhor que uma boa motivação, né?
Este é um livro voltado para ajudar o mestre a entender seu papel como aquele que apresenta um mundo rico para os jogadores fazerem com ele o que desejarem, sempre os desafiando e jogando para descobrir que fim isso tudo levará. Ele fala sobre como envolver mistério no jogo, deixar os jogos mais fantásticos (mas não no sentido de colocar magia em tudo, mas torná-la mais especial deixando-a rara e estranha).
O livro todo tem diversas informações sobre estilo de mestre, inserção de mistério, horror, o estranho no jogo. Fala sobre porque o railroading é ruim, na opinião do autor (que no estilo de jogo dele faz todo o sentido), fala sobre a criação de aventuras, os elementos principais delas e como envolver e atrair os jogadores para elas, deixando-os empolgados mesmo que seus personagens morram brutalmente (algo que é bem comum no Lamentations of the Flame Princess e nos RPGs OS em geral), fala sobre recompensas, ritmo de jogo, tempo, encontros aleatórios e sua importância, como usar aventuras prontas nas suas campanhas e adaptá-las, o que é uma campanha propriamente dita e como criar e manter uma, e muito, muito mais.
Não há regras propriamente ditas no livro, apenas dicas, orientações, reflexões e pensamentos sobre como ser um bom mestre de jogo em um RPG Old School. Então não perca tempo, vai neste link aqui e baixe o livro agora. Se você não sabe inglês, está na hora de praticar e tentar aprender. Nada melhor que uma boa motivação, né?
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