"Pequenas Igrejas, Grandes negócios" | Card game brasileiro satiriza o "Comércio da Fé"

Deixe um comentário

O financiamento coletivo,ou crounwfounding, permitiu que uma enorme quantidades de novidades em termos de boardgames,card games e RPGs tivessem a chance de serem lançados ao mercado.Dessas novidades, 3 me chamaram bastante atenção: o boardgame Masmorra de Dados, o cardgame Pequenas Igrejas, Grandes Negócios e o RPG Yggdrasil. Vou falar do primeiro e do ultimo em outro momento,pois este cardgame realmente me conquistou.

Criado por Marcelo Del Debbio, antigo autor de RPG e dono da editora de RPGs Daemon, este jogo de cartas busca por meio de um humor critico, satirizar a industria de Igrejas Evangélicas. A ambientação do cenário já dá o tom de comédia,pois como eles mesmo intitulam, "é um jogo de cartas de ficção cientifica num mundo em que Igrejas Evangélicas são usadas por trapaceiros e inescrupulosos para lavar dinheiro de crime,vender porcarias inúteis,explorar a fé de pessoas ignorantes e obter poder político. Ou seja, um universo bem diferente do nosso."


Com cada jogador assumindo o comando de um pastor e uma igreja seu objetivo é simples: fique mais rico que os outros,usando os marcadores do jogo como dinheiro, e detone a Igreja adversária,através dos recursos da sua Igreja e usando cartas de ataque, ação, defesa e picaretagem (sim, eles usam exatamente esse termo,mas calma aí, esse não é nem o pior!). O jogo,descrito como simples e de fácil aprendizado pelo autor pode ser entre 2 até 7 jogadores, mas com as expansões, pode chegar até 11 participantes. Haja lad... ,digo, pastor reunido!

Falando em expansões elas contaram com 2 novos pastores, duas novas igrejas e 28 cartas de ataque, defesa,ação e outras.Mas o melhor mesmo são os nomes para essas expansões,um mais sacana que o outro! São eles: "Oremos!", "Ou Dá, ou Desce!”, “Vudu é pra Jacu”, e “Picaretas e Esquisotéricos”.


 

O sucesso do jogo no site de crounfounding foi tamanho que, dos R$ 29 mil pedidos para o jogo ser lançado, foram arrecadados 84 mil. É, FORAM 84 MIL! Com isso,o jogo vai ser lançado com as 4 expansões e tudo mais que tem direito. Ou seja, um jogo que já vem com 116 cartas no módulo básico, mais as 4 expansões que tem umas 32 cartas cada,acho que isso dá... deixe eu ver... noves fora, mais uma regra de 3 aqui... acho que isso dá... Ah,dane-se, já sei que se fosse em nota de 100 eu "bafava" tudo! é carta pra caramba!

O que eu tenho a dizer a vocês, leitores, é que estou bastante animado. Ao meu ver esse parece ser daqueles jogos em que a diversão em si não é ganhar,mas zoar os outros usando cartas engraçadas, criar alianças que serão destruídas na próxima rodada, e toda a diversão de um jogo cheio de reviravoltas, tal como Muchikin, ou mesmo Uno. Enfim, quando ele for lançado, irei comprar!


0 comentários:

Postar um comentário